quarta-feira, 27 de julho de 2011

"11 homens e um segredo" da vida real

Conheça como foi o maior roubo de diamantes da história!


Quando foi: Entre 15 e 16 de fevereiro de 2003.

Onde foi: No Centro de Diamantes de Antuérpia, na Bélgica. Para quem não sabe a Antuérpia é conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, estima-se que 80% dos diamantes do mundo passam pelo local, movimentando um mercado bilhonário. Por causa disso, ela detêm um sistema de segurança considerado um dos mais invioláveis do mundo, um local provido de 160 cofres e um dos mais sofisticados sistemas de segurança.

Como foi: Durante dois anos, quatro ambiciosos ladrões italianos da célebre "escola de Torino" uma sociedade secreta de ladrões planejaram um assalto a esses cofres. Fez parte do plano deles alugar uma sala no edifício para observarem o sistema de segurança e providenciarem cópias das chaves dos locais estratégicos. Em fevereiro de 2003, eles entraram em ação. Colocaram imagens pré-gravadas em todas as câmeras de segurança, burlaram o sistema de alarme e esvaziaram 123 cofres. O ação ocorreu num fim de semana, e a polícia só descobriu o roubo na segunda-feira. As pedras roubadas valiam US$ 100 milhões.  Mas estima-se que o valor real chegou a R$ 800.000.000, isso mesmo, oitocentos milhões de reais.   

Desfecho: a polícia investigou todas as pessoas que alugavam salas comerciais no prédio, mas uma chamou a atenção, um homem italiano que nunca havia negociado nenhum diamante desde que a sala havia sido alugada. Através dessa e outras pistas eles chegaram a prender o líder do grupo, mas os itens roubados nunca foram recuperados. Quanto aos outros: Evaporaram. Ninguém foi pego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário